Transformações

Enchidos e o Mercado

A carne de porco, consumida em fresco ou conservada em enchidos, é desde sempre um elemento fundamental na dieta alimentar das populações.

A população aprendeu a conservar a carne de porco, de modo a poder ser consumida durante todo o ano, passando esse conhecimento de geração em geração.

Matéria Prima

- Receita familiar com mais de 75 anos.

- Carne cuidadosamente selecionada

- Envolvência de vinha d′alho

-Fumo nobre de lenha de azinho

Técnicas de Transformação

Cada um dos passos da trasnformação de carne é de extrema importância e isso reflete-se no sabor e aroma do produto final.

O Desmanche da Carne

O primeiro passo da técnica de transformação consiste num correto desmanche da carne de forma a tirar o melhor proveito da matéria-prima.

Tempero dos Enchidos

O tempero é um processo em que se juntam alguns ingredientes às carnes para obter um sabor e textura próprias do produto.

Para determinada quandtidade de carne utiliza-se determinada quantidade de especiarias, de modo a valorizar as características organolépticas de produto.

Os ingredientes do tempero são segredo cuidadosamente guardado nas receitas tradicionas da família Campelo.

O Fumeiro

É o processo final da transformação da carne que permite a desidratação das carnes de modo a aumentar a durabilidade do produto e preservar os seus sabores e aromas caraterísticos.

Trata-se de um processo lento baseado na sabedoria acumulada nas passagens de geração em geração, usando a lenha de azinho.